html> MONTE VERDE MG - HOTÉIS - POUSADAS - CHALÉS

Monte Verde MG - Hoteis, Pousadas e Chalés

 

Portal de Monte Verde

  Visrta do Aeroporto   Pedra Redonda   Galeria de Lojas   Jardim   Nascente no alto da montanha
Consulta de Disponibilidades e Valores de Hospedagem
Clique aqui para enviar consulta para os hotéis e pousadas
  Sobre a Cidade
  Atrações
  Circuito Serras Verdes
  Como Chegar
  Galeria de Fotos
  Gente de Destaque
  História
  Links
  Mapa
  Notícias do Conselho   Municipal de Turismo
  Ônibus
  Órgãos Públicos
  Papel de Parede
  Passeios
  Urgências
  Guia Comercial
  Hospedagem
      - Hotel
      - Hotéis Fazenda
      - Pousadas
      - Chalés
      - Camping
      - Casas para Locação
  Restaurantes
  Esportes e Aventura
  Lojas
  Artesanato
  Doces, Queijos e Bebidas
  Imobiliárias
  Associações
  Saúde
  Bancos
  Serviços Diversos
  Previsão do Tempo
 
  :: Passeios

:: Pico do Selado - 2090 m ::

É um dos picos mais altos do Brasil. São 2.083 metros de altitude! Para as crianças, é uma trilha não muito recomendada, pode ser puxada demais. Para se chegar ao Pico do Selado, esta é a melhor opção: pegue a Rua da Mantiqueira, aquela em frente ao Bradesco. Suba por ela, passando pela Igreja Batista, Pousada do Esquilo até chegar à Pousada Excalibur. Lá, vire á esquerda em direção ao Hotel Cabeça de Boi. Siga até o final da rua. A trilha, mesmo, começa neste ponto, à direita.
O que? Já quer desistir? Nada disso, vamos queimar as calorias daquele fondue de ontem...
A partir daqui será bom que você esteja acompanhado por alguém que conheça a região. Depois de mais ou menos 40 minutos de trilha, você estará chegando ao Platô. Atenção: em dias de céu limpo, a vista é maravilhosa. Do Platô, pode-se ver mais de cinco cidades do Vale do Paraíba! Preste também atenção nos ferros fincados na pedra,. Sabe o que significam? A divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.Após um merecido descanso, seguimos pela direita. A trilha torna-se agradável, plana e o vento bate fresco. Mais 50 minutos de caminhada e chegamos à parte mais difícil do percurso : a subida é íngreme, sobre pedras, vá com cuidado. Mais um pouco e você, verdadeiro herói, estará no Pico do Selado. Uau, que vista! Valeu a pena toda a caminhada.
Ao sul, avista-se a represa da região de Joanópolis e Piracaia. Ao leste, Jacareí e Caçapava. Nos dias mais limpos, o maciço da Serra do Mar. Ao norte a Pedra do Baú, em Campos do Jordãoe a oeste Monte Verde e a Serra da Mantiqueira.
Parabéns! Você acaba de fazer a trilha mais difícil de Monte Verde. Haja fôlego!!!

:: Pedra Partida (2.050 m) - Pedra Redonda (1.990 m) - Chapéu do Bispo (2.030 m) ::

Estas pedras estão situadas bem próximas uma das outras. O início do passeio é o mesmo. Pegue a Avenida das Montanhas, suba sempre, passando pela Pousada Nico On The Hill, pela caixa d'água até chegar ao Starbar. Pode ir de carro até este ponto. Aliás, deve-se ir, para sobrar fôlego para subir as pedras.
Deixe o carro estacionado em lugar que não atrapalhe a circulação dos demais. Respire fundo e faça sua escolha - para a Pedra Partida e Pedra Redonda toma-se a mesma trilha, no início. É a da esquerda. Para o Chapéu do Bispo, tome a trilha da direita, existe uma placa indicativa.
Se você optar pelo Chapéu do Bispo, a subida será de aproximadamente 20 minutos. Lá chegando, depois de curtir o lugar, continue por uma trilha à esquerda por mais 20 minutos (aí a trilha éplana e gostosa) e surgirá à sua frente, gloriosa, a mesma Pedra do Platô da qual falamos ali atrás, no passeio ao Pico do Selado. Aliás, esta é mais uma opção para se chegar ao próprio.

Importante: o passeio para estas três pedras pode ser feito com as crianças, pois as subidas são mais leves. Lá, acima das nuvens, não se impressione se você mesmo se transformar em uma criança. Será a magia da natureza agindo em seu espírito, iluminado pelo sol de Monte Verde!

:: Cachoeira dos Pretos ::

Este é um dos passeios mais bonitos para ser feito por quem visita Monte Verde. Trata-se de uma cachoeira com mais de 170 metros de altura. É um espetáculo impressionante. Só tem um detalhe: fica um tanto distante da vila, é um passeio longo. A beleza do caminho e a beleza incrível da cachoeira fazem com que este se torne um pequeno e insignificante detalhe. O ideal é fazer este passeio de moto (Monte Verde conta com vários aluguéis de motos), mas de carro também é uma curtição, porém, antes de se aventurar pela estradinha que leva até a cachoeira, procure se informar sobre as condições da mesma e, de preferência, leve alguém que conheça o lugar.
O caminho para a Cachoeira dos Pretos é o seguinte: saia da cidade e tome a estrada como se fosse para Camanducaia.
Depois de alguns quilômetros, você passará pelo Hotel Green Mountains, que estará à sua esquerda. Depois do Hotel, siga por uns 600 metros e vire à esquerda. Aí você estará deixando a estrada de Camanducaia e pegando uma estradinha que atravessa a Fazenda São Pedro, em direção à Joanópolis. Que visual maravilhoso. Máquina fotográfica na mão!
Quando esta estradinha chegar ao fim, vire à direita em direção à Joanópolis. Depois de alguns quilômetros, chega-se a um pequeno bar e logo depois uma porteira. É a entrada para a Cachoeira dos Pretos. De qualquer forma, se quem tem boca vai à Roma, perguntando aqui e ali chega-se à cachoeira.
Importante: pouco antes da Cachoeira dos Pretos existe o Restaurante do Pedrão. Ponto de parada obrigatório! Se você gosta de uma boa galinha de panela, um prato tipicamente "caipira", faça sua encomenda. É o tempo de visitar a cachoeira, voltar depois de uma hora, uma hora e meia e se deliciar!
A Cachoeira dos Pretos é, sem dúvida, uma grande pedida!

:: Corredeiras do Itapuá ::

Esta é uma trilha bem fácil, suave e gostosa de se fazer. Não requer prática nem habilidade. O caminho até a Fazenda Hotel Itapuá, onde se encontram as corredeiras, deve ser feito de carro ou a cavalo. Afinal de contas, são 3 kms., a partir do Portal de entrada da Vila em direção à Camanducaia. Chegando lá, aproveite para conhecer o Restaurante Fazenda, que além de boa comida tem uma decoração belíssima e os beija-flores. Eles são tantos que deram ao lugar o apelido de Casa dos Beija-Flores ( até a televisão japonesa já veio fazer matéria sobre isto, acredite!).
Na fazenda, é só seguir as placas indicativas. Ao atingir-se a margem do rio, você descobrirá uma das razões pelas quais Monte Verde tem a fama que tem. Que espetáculo! As águas correm ligeiras por entre pedras de grande beleza. A vegetação é exuberante e a trilha é um convite à felicidade!
Seguindo sempre a trilha que beira o rio, chega-se a uma cachoeira que oferece um belo visual. Para voltar, tome a mesma trilha até uma bifurcação que, à esquerda, leva a um lago lindíssimo. Mais adiante, passe pelo deck da piscina e delicie-se com mais um visual com a "marca registrada" de Monte Verde. Só uma coisa: mantenha silêncio de monge, na medida do possível, pois você estará em meio aos chalés da Fazenda Hotel Itapuá, onde a paz e a tranqüilidade são ponto de honra.

:: Dicas Importantes ::

Monte Verde oferece várias opções para boas caminhadas. Deixe a preguiça de lado, seu carro descansando no estacionamento e mexa as pernas. Antes, atenção para estas dicas:
- Informe-se sobre o percurso a ser feito: grau de dificuldade da trilha, distância e tempo a ser gasto. Antes de sair, avise alguém de seu destino.
- Respeite seus limites e não se importe em ficar por último se seu rítmo for mais lento que o dos outros.
- Mesmo que o dia esteja ensolarado, em se tratando de montanhas, tenha na mochila um agasalho leve.
- Deixe as mãos livres: tudo o que levar deve estar na mochila.
- Leve sempre um pouco de água, a sede sempre acaba chegando.
- Use tênis com solado anti-derrapante ou bota especial para trekking.
- Se a caminhada for mais longa, leve alimentos energéticos, como barras de chocolate, frutas, cenouras...nada muito pesado.
- Não se esqueça de levar um saquinho plástico para trazer todo o lixinho de volta...

Consulte a COMPANHIA 4X4 que levará você a conhecer todas as atrações de jipe, quadriciclos ou em cavalos - tel (35) 3438-1558 / 8876-8893

Textos e fotos: A. Eduardo Rossetto
 
Parceiros
Tudo sobre o distrito de Monte Verde - Camanducaia - Sul de Minas Gerais
Copyright 2009 - Roteiro de Monte Verde - Todos os direitos reservados.